Notícias

Curso de capacitação para colaboradores do Consamu.
Curso de capacitação para colaboradores do Consamu.

De 05 a 16 de abril de 2021, a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – CONSAMU capacitou mais 19 profissionais para atuarem nas bases do SAMU de Cascavel, Terra Roxa e São José das Palmeiras e nas Unidades de Pronto Atendimento - UPA de Toledo Guaíra e Cascavel. Foram capacitados técnicos em enfermagem, médicos, enfermeiros e motoristas socorristas, com aulas teóricas e práticas sobre diversos assuntos: Suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória, urgências psiquiátricas, urgências obstétricas, urgências neurológicas, urgências cardiovasculares, técnicas de imobilização de fraturas, técnicas de contenção de hemorragias, segurança do paciente entre outros. Esta é a 56ª turma a receber a capacitação.

19/04/2021

Nota de pesar
Nota de pesar

O CONSAMU lamenta profundamente o falecimento do Deputado Federal José Carlos Schiavinato. Sempre atuante, defensor e parceiro do consórcio na região e em Brasília, acolhendo, encaminhando as demandas e acompanhando a Direção em reuniões com o Ministro da Saúde e com Assessores.  Pautou sua carreira política buscando fortalecer a saúde pública na região, sendo grande destaque como Prefeito, Deputado Estadual e Federal. Os sinceros sentimentos da Equipe CONSAMU aos familiares e amigos.

14/04/2021

Luto oficial
Luto oficial

14/04/2021

Parto é realizado no interior da ambulância.
Parto é realizado no interior da ambulância.

Na manhã deste domingo (28), a equipe da Unidade de Suporte Avançado de Cascavel foi acionada para transferir uma paciente de 31 anos, gestante de 39 semanas, que encontrava-se no Hospital Municipal Felicitá Sanson Arrosi de Ibema-PR. Ao chegar em Cascavel, ainda na BR 277, a gestante entrou em trabalho de parto ativo, e o bebê, do sexo masculino, nasceu no interior da viatura. O recém-nascido e a mãe passam bem e foram encaminhados para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), para maiores cuidados.

28/03/2021

Profissionais do CONSAMU prestam atendimento em acidente.
Profissionais do CONSAMU prestam atendimento em acidente.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/Consamu deslocou-se à BR 369, km 510, na cidade de Cascavel, na manhã deste domingo (28), para realizar atendimento a uma colisão auto x caminhão. Na cena encontravam-se viaturas do Siate e da rodovia, que prestaram o primeiro atendimento as vítimas. Um homem de 55 anos foi encaminhado até o local de pouso do helicóptero, pelo SIATE. Ele apresentou fratura fechada em arcos costais, com pneumotórax, e foi encaminhado pela aeronave até as proximidades do hospital de destino. De lá, uma Unidade de Suporte Avançada do SAMU de Cascavel prestou apoio terrestre, encaminhando o paciente até o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

28/03/2021

Criança é socorrida pelos profissionais do CONSAMU.
Criança é socorrida pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/Consamu deslocou-se, na tarde deste domingo (28), para realizar a transferência de uma criança, do sexo masculino de 9 anos, que se encontrava no Hospital Santo Antônio de Guaraniaçu. A criança, vítima de um capotamento de automóvel, sofreu traumatismo craniano leve com escalpamento em região frontal, ferimentos em membros superiores e trauma em tórax. Ela foi encaminhada para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) para cuidados especializados. Foi necessário apoio terrestre em Guaraniaçu e Cascavel de Unidade de Suporte Básico do SAMU, ambas tripuladas pela equipe do aeromédico.

28/03/2021

Bebê nasce no interior da ambulância.
Bebê nasce no interior da ambulância.

Na tarde desta sexta-feira (26), a equipe da Unidade de Suporte Básico de Corbélia foi acionada para transferir uma paciente de 35 anos, gestante de 39 semanas, que encontrava-se na Unidade Saúde da Família de Iguatu. Ao mesmo tempo uma Unidade de Suporte Avançado de Cascavel (USA) foi acionada para interceptação da Unidade de suporte Básico(USB). Quando a gestante já estava com a equipe da USA em Cascavel, na Rua Estados Unidos, as 15:03h o bebê, do sexo feminino, nasceu no interior da viatura. A recém-nascida e a mãe passam bem e foram encaminhadas para o Hospital São Lucas, para maiores cuidados.

26/03/2021

Equipe do CONSAMU realiza parto em ambulância.
Equipe do CONSAMU realiza parto em ambulância.

Na tarde desta sexta-feira (26), a equipe da Unidade de Suporte Básico de Três Barras do Paraná foi acionada para transferir uma paciente de 25 anos, gestante de 40 semanas, que encontrava-se no Hospital de Boa Vista da Aparecida. Ao chegar no distrito de Juvinópolis, em Cascavel, a gestante entrou em trabalho de parto ativo, e o bebê do sexo masculino, nasceu no interior da viatura. O recém-nascido e a mãe passam bem e foram encaminhados para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), para maiores cuidados.

26/03/2021

Nova diretoria do CONSAMU.
Nova diretoria do CONSAMU.

O médico e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, é o novo presidente do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná), eleito na Assembleia Geral Ordinária realizada na quinta-feira (25), realizada na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, atual presidente da Amop, foi eleito vice-presidente do consórcio, junto com o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal do Consamu. Vale destacar que a chapa “Compromisso com a Saúde” foi a única inscrita para a eleição do Consamu, uma vez que Giacometti, Leonir Antônio dos Santos e Dr Giovani Miguel Wolf Hnatw, que eram os candidatos inicialmente colocados para eleição, abriram mão da disputa estabelecendo uma chapa de consenso. Na assembleia também foi apresentado o relatório anual do exercício 2020 e foram discutidos e homologados as contas e o balanço de 2020. Durante a assembleia, ainda foi apresentado o novo diretor geral do Consamu, João Gabriel Avanci, que passará a ocupar o cargo que até agora vinha sendo conduzido por José Peixoto, que foi homenageado pelos relevantes serviços que prestou ao consórcio no período de 2013 a 2021. Avanci, que em breve inicia os trabalhos na direção do Consamu, fez questão de destacar o trabalho realizado pelo seu antecessor. “É preciso reconhecer e registrar o trabalho feito pelo Peixoto que, juntamente com o Jucenir, trabalhou de forma muito responsável para consolidar o Consamu. Conseguiu reunir todos os municípios, equipando e modernizando a estrutura que hoje se mostra fundamental neste período de pandemia”, disse o novo diretor geral do Consamu, completando que “aceitei este que é um grande desafio, dando continuidade ao trabalho do Peixoto e de toda equipe que tem grande contribuição nas melhorias da saúde em nossa região e, acima de tudo, na defesa do nosso bem mais precioso que é a vida”. Confira a composição da nova diretoria e conselho dos Consamu: Presidente: Luiz Ernesto de Giacometti – Prefeito de Palotina Vice – Presidente: Leonaldo Paranhos – Prefeito de Cascavel Conselho Deliberativo Guilherme Pivatto Junior – Prefeito de Diamante do Oeste José Aparecido de Paula e Souza – Prefeito de Nova Aurora Ivan Reis da Silva – Prefeito de Terra Roxa Heraldo Trento – Prefeito de Guaíra Norberto Pinz – Prefeito de Nova Santa Rosa Aparecido José Weiller Junior – Prefeito de Jesuítas Conselho Fiscal Titulares: Rodrigo André Schanoski – Prefeito de Maripá Leomar Rohden – Prefeito de Pato Bragado Luiz Carlos Beletti – Prefeito de Tupãssi Suplentes: Luiz Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt – Prefeito de Toledo Lucian Aluisio Dierings – Prefeito de Ouro Verde do Oeste Valter Aparecido Souza Correia – Prefeito de Assis Chateaubriand.

26/03/2021

Uniformes antichamas trazem mais  segurança aos profissionais do CONSAMU.
Uniformes antichamas trazem mais segurança aos profissionais do CONSAMU.

  A partir de hoje, os operadores de suporte médico da base de Cascavel, Unidade Aérea Pública da Secretaria de Saúde do Estado, iniciaram o serviço utilizando os novos macacões de voo antichamas, adquiridos pelo CONSAMU (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) com a empresa ERIX, especializada em uniformes profissionais. “Além de cumprir todas as normas técnicas estabelecidas, quanto mais segurança oferecemos aos nossos profissionais, mais tranquilidade eles têm para executar todo trabalho e procedimentos necessários para salvar vidas que é sempre o maior objetivo de todas as ações e investimentos do CONSAMU ”, disse o diretor geral do CONSAMU- Sr. José Peixoto da Silva Neto, que acompanhou o início das atividades com o novo uniforme, junto com coordenador de Enfermagem, Sr. Eder Fernandes de Oliveira, sendo observadas todas as medidas de segurança contra a Covid-19, como uso de máscaras e higienização constante. Seguindo o padrão de cor adotado pelo Samu, nos mesmos moldes da Base Aérea de Maringá, o equipamento de proteção individual é fabricado na cor azul marinho escuro com tecido de aramida e meta-aramida, trazendo mais segurança à tripulação. A Unidade Aérea Pública da SESA Paraná pretende a padronização do macacão de voo antichama para todas as tripulações de voo do Samu 192. Foram investidos R$ 43.180,00 na compra de 20 uniformes que serão utilizados por todos os médicos e enfermeiros que participam das operações da unidade aérea. Os equipamentos são obrigatórios em muitos serviços e também são utilizados por tripulações aeromédicas, militares, policiais e bombeiros em todo o mundo.

24/03/2021

CONSAMU oferece treinamento presencial e on-line para profissionais da saúde.
CONSAMU oferece treinamento presencial e on-line para profissionais da saúde.

  Os pacientes acometidos da Covid-19, na sua forma grave, têm grandes chances de necessitar de ventilação mecânica, sendo imprescindível para isto, o manejo avançado das vias aéreas. Por isso mesmo, o CONSAMU (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) idealizou um treinamento para atualização dos profissionais médicos dos municípios pertencentes à 10ª e à 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia, uso de máscara laríngea e ventilação mecânica em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais envolvidos. O objetivo do treinamento realizado pelo CONSAMU é o de capacitar os profissionais médicos, no uso de técnicas específicas para o manejo avançado de via aérea em pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, garantindo um procedimento mais seguro. Desde o início da pandemia, 137 profissionais da saúde, entre eles médicos e enfermeiros, foram capacitados pela equipe técnica do CONSAMU. Agora em 2021, os cursos de capacitação e atualização estão tendo sequência com a proposta de atender os 43 municípios consorciados. Nesta semana serão ministrados cursos nos dias 23 e 24/03 , sendo um presencial e outro on-line. Presencial Nesta terça-feira (23), o curso sobre “Manejo de vias aéreas em Covid-19” está acontecendo de forma presencial, com duas turmas: pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, com palestra ministrada pelo médico do CONSAMU: Icaro Bertechini Soler Lopes. On-line Na quarta-feira (24), o curso “Manejo em ventilação mecânica em pacientes suspeitos e confirmados com a COVID-19”, acontecerá de forma online, às 20h, através do Google Meet. O curso foi oferecido para médicos e fisioterapeutas dos 43 municípios consorciados. As aulas serão ministradas pelos médicos do CONSAMU: Gustavo Elias Leichweis e Icaro Bertechini Soler Lopes. A capacitação dos profissionais é de responsabilidade da equipe do NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU.

23/03/2021

Socorristas atendem gestante em trabalho de parto.
Socorristas atendem gestante em trabalho de parto.

Na manhã desta segunda-feira (22), a equipe da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foi acionada para atendimento a uma paciente de 33 anos de idade, com queixas de dor abdominal e sangramento. Na chegada, a equipe constatou que a paciente estava em trabalho de parto ativo. Os profissionais da Unidade Básica solicitaram apoio de uma Unidade de Suporte Avançado, porém, na chegada da segunda viatura o bebê do sexo masculino já havia nascido. O recém-nascido e a mãe passam bem e foram encaminhados ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), para maiores cuidados.

22/03/2021

Parada cardiorrespiratória revertida.
Parada cardiorrespiratória revertida.

Na tarde desta quinta-feira (18), equipes da Unidade de Suporte Avançado e Unidade de Suporte Básico do SAMU de Toledo deslocaram-se até uma empresa de Toledo para atendimento de um paciente, masculino, 56 anos de idade, com mal-estar. Na chegada a vitima estava em parada cardíaca, foi realizado protocolo de ressuscitação cardiopulmonar e a parada cardíaca foi revertida. O paciente foi encaminhado para o Hospital Bom Jesus (HOESP) para maiores cuidados

18/03/2021

Idosa tem parada cardíaca revertida.
Idosa tem parada cardíaca revertida.

Na tarde desta quinta-feira (18), a equipe da Unidade de Suporte Avançado e Unidade de Suporte Básico do SAMU de Cascavel foram acionadas para atendimento domiciliar, na cidade de Cascavel. A paciente, sexo feminino de 69 anos de idade, com sequelas da COVID-19 estava hipossaturando e precisou ser entubada. Durante o manejo ela teve uma parada cardíaca. As equipes realizaram o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar e a parada cardíaca foi revertida. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília, para maiores cuidados.

18/03/2021

Jovem é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Jovem é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou, na manhã desta quarta-feira (17), a transferência de um jovem de 18 anos. O paciente, portador de anemia falciforme, foi atendido no Hospital de Vera Cruz do Oeste devido a um quadro de Acidente Vascular Hemorrágico, necessitando ser transferido para um centro médico de maior complexidade. O jovem foi encaminhado ao Hospital São Lucas de Cascavel. A operação contou com o apoio da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Vera Cruz do Oeste e da Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel.

17/03/2021

Idoso é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

Na tarde desta quarta-feira (17), a equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou a transferência de um idoso de 66 anos. O paciente é portador de cirrose hepática em acompanhamento na UOPECCAN devido a nódulos pulmonares. Ele foi atendido inicialmente no Hospital Municipal de Jesuítas, necessitando ser transferido para um centro médico de maior complexidade. O homem foi encaminhado para o Hospital UOPECCAN de Cascavel. A operação contou com o apoio da Unidade de Suporte Básico do SAMU de Jesuítas e da Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel.

17/03/2021