Notícias

Mais 40 médicos capacitados em treinamento do CONSAMU.
Mais 40 médicos capacitados em treinamento do CONSAMU.

O curso ministrado no dia 25 de fevereiro, pelos médicos do CONSAMU: Icaro Bertechini Soler Lopes e Gustavo Henrique Nascimento, sobre manejo de vias aéreas para novo protocolo de Covid -19-IOT, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea garantiu capacitação e atualização de mais 40 profissionais médicos. Participaram médicos da rede pública das cidades de Cafelândia, Cascavel, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Diamante do Oeste, Diamante do sul, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Santa Lúcia e Santa Tereza Do Oeste. Todos os 43 municípios consorciados ao CONSAMU foram atendidos pelo treinamento, sendo dois profissionais por município. Em 2020, desde o início da pandemia, 82 profissionais médicos foram capacitados pela equipe técnica do Consórcio.

01/03/2021

Profissionais do CONSAMU realizam parto no interior de ambulância.
Profissionais do CONSAMU realizam parto no interior de ambulância.

Na madrugada desta segunda feira (01), uma equipe da ambulância de suporte básico do SAMU de Capitão Leônidas Marques foi acionada para transferir uma gestante, em trabalho de parto, da cidade de Santa Lúcia ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Durante o trajeto o bebê nasceu, dentro da ambulância. Mãe e filho passam bem e foram encaminhados ao hospital de destino pela ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel, que foi ao encontro da primeira equipe para dar apoio.

01/03/2021

Contratação de médicos para o Hospital de Retaguarda.
Contratação de médicos para o Hospital de Retaguarda.

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná-CONSAMU informa que está contratando médicos para atuarem no Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho de Cascavel. Interessados poderão entrar em contato pelo número: (45) 3036-7112, a partir de segunda-feira (01), em horário comercial.

27/02/2021

CONSAMU realiza capacitação para médicos.
CONSAMU realiza capacitação para médicos.

O CONSAMU (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) promoverá, nesta quinta-feira (25/02), mais um treinamento com equipe de profissionais médicos que trabalham com pacientes acometidos pela Covid-19 que, na sua forma grave, têm grandes chances de necessitar de ventilação mecânica, sendo imprescindível a capacitação e atualização dos profissionais para o manejo avançado das vias aéreas. Para tanto, o CONSAMU idealizou um treinamento para os médicos dos municípios que integram as 10ª e 20ª Regional de Saúde, em relação ao uso de técnicas específicas para procedimentos de intubação orotraqueal, cricotireoidostomia e uso de máscara laríngea em pacientes portadores de Sars-CoV-2, minimizando a exposição ao vírus pelos profissionais. Todos os 43 municípios consorciados ao CONSAMU são atendidos pelo treinamento, sendo dois profissionais por município. De acordo com os responsáveis pelo treinamento, ainda há vagas disponíveis e as informações podem ser obtidas através dos telefones (45) 3327-7630 ou (45) 99972-6636, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Em 2020, desde o início da pandemia, 82 profissionais médicos foram capacitados pela equipe técnica do Consórcio. Local e horário: O treinamento terá como ministrantes os médicos do CONSAMU: Icaro Bertechini Soler Lopes, Gustavo Henrique Nascimento e Karina Corrêa Ebrahin, e será realizado no auditório principal da 10º Regional de Saúde, localizado na Avenida Tancredo Neves, em Cascavel, com uma turma pela manhã, das 8h às 12h, e outra no período da tarde, das 13h30 às 17h30. Atenção: As vagas estão destinadas apenas a médicos ligados às Secretarias Municipais de Saúde.

24/02/2021

CONSAMU recebe visita dos gestores do SAMU Noroeste.
CONSAMU recebe visita dos gestores do SAMU Noroeste.

O diretor geral do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná - CONSAMU, Sr. José Peixoto da Silva Neto, recepcionou nesta terça-feira (23), a comitiva do Samu Noroeste, que esteve em Cascavel para conhecer as experiências e a rotina de trabalho, bem como as instalações administrativas e operacionais do consórcio da região Oeste. A comitiva formada por Mauro Luitti (Coordenador Administrativo/Financeiro), Kesia Ribeiro (Coordenadora de Enfermagem), Rubia Pacheco (Instrutora NEP), Fabio Dias (Coordenador de Frota) e Eliane Berado (Coordenadora Geral) visitaram os setores de recursos humanos, financeiro, frota, controle interno, núcleo de educação permanente, enfermagem, farmácia, compras e regulação do CONSAMU. “Essa troca de experiências e informações entre as regionais ajuda no aprimoramento do nosso trabalho, que tem como objetivo central e prioritário salvar vidas” - disse José Peixoto.

23/02/2021

Profissionais do CONSAMU recebem homenagem de paciente.
Profissionais do CONSAMU recebem homenagem de paciente.

No dia 30/12/2020, por volta das 07:10h da manhã, as equipes das Unidades de Suporte Básico e Unidade de Suporte Avançado do SAMU de Cascavel foram acionadas para atender um paciente do sexo masculino de 65 anos de idade, que estava em parada cardiorrespiratória (PCR). As equipes não mediram esforços e realizaram as manobras de reanimação e a PCR foi revertida com sucesso. Em seguida, o paciente foi encaminhado para a Unidade hospitalar Nossa Senhora da Salete. Ele ficou internado 18 dias e recebeu alta hospitalar, sem sequelas. Hoje, 23/02/2021, o paciente e seus familiares foram até a base 01 do CONSAMU para agradecer e homenagear o trabalho das equipes que o atenderam.

23/02/2021

Vítima de queimadura é atendida pelas equipes do CONSAMU.
Vítima de queimadura é atendida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Londrina, na manhã desta segunda-feira (22), para transferência de um homem de 46 anos, que se encontrava no Hospital Bom Jesus de Toledo, com 45% da superfície corpórea queimada. O paciente foi transferido para o Hospital Universitário de Londrina, para ala especializada em queimados. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Toledo e do SAMU de Londrina.

22/02/2021

Idoso é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso é socorrido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Quedas do Iguaçu, na tarde deste sábado (20), para transferência de um idoso de 67 anos, que se encontrava no Hospital Cristo Rei em Quedas do Iguaçu, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O paciente foi transferido para o Hospital Universitário de Cascavel, para tratamento especializado. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Quedas do Iguaçu e de Suporte Básico do SAMU de Cascavel.

20/02/2021

Criança queimada é atendida pelas equipes do CONSAMU.
Criança queimada é atendida pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU realizou uma transferência, na tarde desta sexta-feira (19), de uma criança de 6 anos de idade, que sofreu queimaduras em cerca de 26% de sua superfície corporal, quando foi acender o fogão em sua residência e o gás acabou explodindo. Ela foi atendida pela equipe da UPA Marechal Cândido Rondon, medicada e estabilizada. Devido ao seu quadro clínico necessitou ser transferida para um centro médico de maior complexidade. A paciente foi transportada, pela equipe do aeromédico, ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná de Cascavel. A operação contou com o apoio das Unidades de Suporte Básico dos SAMUs de Marechal Cândido Rondon e de Cascavel.

19/02/2021

Bebê nasce no interior da ambulância do CONSAMU.
Bebê nasce no interior da ambulância do CONSAMU.

Na manhã desta quarta-feira (17) foram acionadas as equipes da Unidade de Suporte Avançado, Unidade de Suporte Básico e as duas motolâncias do SAMU de Cascavel, para atender uma gestante em trabalho de parto. A paciente foi avaliada e encaminhada ao Hospital São Lucas. Ao chegarem em frente ao hospital, a gestante evoluiu para parto, e o bebê nasceu dentro da ambulância. Mãe e filha passam bem e ficaram aos cuidados da equipe do hospital.

17/02/2021

Recém-nascido é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Recém-nascido é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Toledo, na tarde desta terça-feira (16), para transferência de um RN masculino com poucas horas de vida, prematuro, que se encontrava no Hospital Bom Jesus de Toledo. O paciente foi transferido para o Hospital Bom Jesus de Ivaiporã, para cuidados especializados na UTI NEO. A operação contou com o apoio da unidade de suporte básico do SAMU de Toledo e do SAMU de Ivaiporã.

16/02/2021

Vítima de enforcamento é atendida pelos profissionais do CONSAMU.
Vítima de enforcamento é atendida pelos profissionais do CONSAMU.

Uma equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Cascavel foi acionada, na tarde de hoje (15), para prestar apoio a uma ocorrência, que aconteceu no distrito de São João do Oeste, em Cascavel, com uma vítima de enforcamento. Segundo informações dos familiares, a paciente, uma criança de 08 anos de idade brincava em um balanço e enforcou-se com a corda do brinquedo. Os familiares deslocaram-se até o posto de atendimento da Ecocataratas, em busca de atendimento. Foram mobilizadas as equipes da Ecocataratas, que recebeu a paciente, SIATE e SAMU. A menina sofreu três paradas cardiorrespiratórias, que foram revertidas pelos socorristas. Os profissionais do SAMU encaminharam a criança ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), com vida.

15/02/2021

Vítima de queimadura é transferida  a Londrina.
Vítima de queimadura é transferida a Londrina.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Londrina, na manhã deste domingo (14), para transferência de um jovem de 28 anos, que se encontrava no Hospital Universitário do Oeste do Paraná em Cascavel, com 50% da superfície corpórea queimada, devido a um acidente domiciliar no último dia 06. O paciente foi transferido para o Hospital Universitário de Londrina, para a ala especializada em queimados. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel e do SAMU de Londrina.

14/02/2021

Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.
Idoso é atendido pelas equipes do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Palmas, na tarde deste Domingo (14), para realizar a transferência de um idoso de 76 anos, que se encontrava no Hospital Universitário do Oeste do Paraná de Cascavel, com Insuficiência Cardíaca descompensada. O paciente foi transferido para o Hospital Santa Pelizzari de Palmas. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel e do SAMU de Palmas.

14/02/2021

Profissionais do CONSAMU atendem vítima de grave acidente.
Profissionais do CONSAMU atendem vítima de grave acidente.

A equipe da ambulância de suporte avançado do SAMU de Palotina foi acionada, na noite de ontem (10), para prestar atendimento a uma vítima de grave acidente registrado na rodovia PR-364, entre Palotina e Encantado do Oeste. A vítima, um homem de 35 anos de idade, conduzia um caminhão que rolou a ribanceira e caiu em um rio. Ele ficou preso pelas pernas, com água ao nível do tórax e dificuldade de mobilização pelos bombeiros. A operação durou cerca de 4h, com uso de dois guinchos pesados. Durante a ocorrência, o nível do rio começou a subir, sendo cogitada a amputação das pernas, para evitar o afogamento, porém, os socorristas conseguiram drenar com bombas e a água estabilizou. O paciente recebeu suporte médico, após segurança de cena e estabilização do caminhão e maquinário . O condutor foi retirado, com fratura fechada em membro inferior e hipotermia. Em seguida os profissionais do SAMU o encaminharam ao hospital Quinto Abraão de Palotina, para maiores cuidados.

11/02/2021

Idoso é transferido pelos profissionais do CONSAMU.
Idoso é transferido pelos profissionais do CONSAMU.

A equipe do helicóptero do Paraná Urgência/CONSAMU deslocou-se até o município de Francisco Beltrão, na manhã desta segunda (08), para transferência de um idoso de 80 anos, que se encontrava no suporte da Unidade de Pronto atendimento- UPA VENEZA em Cascavel, admitido nesta madrugada, com rebaixamento de nível de consciência, evoluindo para intubação endotraqueal. O paciente foi transferido para um centro médico de maior complexidade. A operação contou com o apoio da unidade de suporte avançado do SAMU de Cascavel. O idoso foi estabilizado e encaminhado para o Hospital Regional do Sudoeste, para cuidados especializados.

08/02/2021